segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

AS DATAS COMEMORATIVAS E AS CRIANÇAS



Introdução:
A comemoração das datas como dia das
mães, pais, criança. É muito importante .Em
primeiro lugar ensina a criança a respeitar as
pessoas , a reconhecer seu valor em segundo
lugar envolve a criança com as atividades da Igreja
como os ensaios. Envolve os pais que na maioria das vezes vão assistir a apresentação dos filhos . Outro benefício é o social pois a criança acabava tendo outro tipo de relacionamento com as pessoas , melhora a sua linguagem , tira a inibição fazendo dela uma pessoa que sabe lidar com o público .
Há também o aspecto espiritual pois a criança é incentivada a orar pelos homenageados.É uma ótima oportunidade de aprendizado principalmente o bíblico pois se pode incluir uma aula sobre personagens bíblicas como por exemplo: As mães da bíblia.
Sabemos que é cansativo escolher a apresentação , ensaiar, fazer as lembrancinhas ...Mas o beneficio vale o trabalho.Colocamos aqui para as principais comemorações a história da data , algumas apresentações e atividades .Adapte-as para a realidade da sua igreja .Seja criativo.Você pode ser um altar desta apresentações também.Mas não se esqueça de que todo é para a glória de Deus

Os ensaios: Você pode tornar os ensaios muito alegres comece com oração.Pode-se inclusive adaptar um fantoche para falar o texto com as crianças .De um premio pra quem decorar primeiro ,fazer um lanchinho para ofinal do ensaio .
Tenha cuidado ao escolher quem fará oque. Existem crianças que são muito tímidas ou tem dificuldade para decorar , Estas crianças devem ter textos e participações pequena nas primeiras apresentações e ir aumentado à medida que se sentir segura .Caso alguma criança erre na hora de apresentar ,mão deixe isto se transformar em uma frustração a ponto da criança nunca mais querer se apresentar.
Não permita que o foco das apresentações seja mudado .Ensine as crianças que tudo o que fazemos na deve ser em primeiro lugar para a glória de Deus .Use palavras como: Vai ser uma bênção , Deus vai ser louvado .A mamãe e o papai vão louvar a Deus por sua vida. Você vai conseguir pois Deus te deu capacidade...Evite palavras como: Vai arrebentar , vai ser um show ...Palavras como estas mal aplicadas produzirão na criança um sentimento de orgulho e altivez prejudicial quando se fala das coisas de Deus .

A escolha do texto.Deve-se ir cuidado ao escolher um texto para as crianças apresentarem na igreja .Leia com atenção e veja que mensagem aquele texto quer passar .
Escolha algo que seja fácil de apresentar .Verifique quanto tempo se terá para decorar , ensaiar ,providenciar o figurino.
Para as roupas das apresentações podem-se usar material barato como o TNT, isopor , papel crepom e outros de acordo com a realidade de sua igreja.

DATAS DAS PRINCIPAIS COMEMORAÇÕES.
Obs.:As datas como :Cosme e Damião , dia da mentira e dia das bruxas , foram colocadas para que você não se esqueça de orientar as crianças a cerca do que a Palavra de Deus diz sobre elas e suas práticas .

DATA COMEMORAÇÃO

FEVEREIRO
24 Carnaval-(Estudo a respeito)
MARÇO
08 Dia internacional da mulher.
ABRIL
01 Dia da mentira-(Estudo a respeito)
12 Páscoa

MAIO
01 Dia do trabalhador
10 Dia das mães
JUNHO
14 Dia do pastor
JULHO
20 Dia do amigo
26 Dia da vovó
AGOSTO
09 Dia dos pais
SETEMBRO
O7 Proclamação da Independência
13 Dia de Missões
20 Dia da Escola Dominical
27 Cosme e Damião-(Estudo)
OUTUBRO
12 Dia das crianças
15 Dia do professor
31 Dia das bruxas (Estudo)
NOVEMBRO
02 Dia dos finados (Estudo)
DEZEMBRO
13 Dia da Bíblia
25 Natal
31 Fim de ano

Um comentário:

Priscila S Alvarenga disse...

preciso de exercícios de datas comemorativas! meu blog: prisalvarenga.blogspot.com