sábado, 13 de setembro de 2008

O Que Devemos Buscar?
“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6:33
Imaginem Jesus no momento em que dizia essas palavras. Uma multidão o ouvia, desejosa por milagres e suprimentos materiais. As preocupações deles eram as mesmas que as nossas: saúde, alimentação, moradia.
Jesus então vem dar a eles uma nova visão. Eles deveriam buscar primeiro o reino de Deus e as outras coisas seriam uma mera conseqüência dessa busca.
Desde o princípio este era o propósito de Deus para a humanidade. Quando criou Adão e Eva, Deus desejava que eles estivessem em íntima comunhão com Ele e o buscassem.
Mas o pecado impediu que esse propósito se tornasse realidade. O homem trocou a busca do reino de Deus pelo conhecimento do bem e do mal.
Deus, porém, deu outra oportunidade ao homem, e dessa vez a toda uma nação. O povo de Israel deveria ser o embaixador de Deus na terra. Eles deveriam buscar a Deus e a seu reino.
Outra vez o propósito não foi cumprido. O povo se preocupou mais com as coisas materiais. Passou a adorar outros deuses e se rendeu a seus costumes pecaminosos.
Mas havia ainda uma última oportunidade no plano de Deus de aproximar-se dos homens. Ele enviou seu próprio filho para que todo aquele que o aceitasse pudesse conhecer o Pai.
É como a história do colecionador de arte que perdeu seu filho na guerra do Vietnam. Ao morrer, o quadro mais precioso de sua coleção era, a seu ver, um retrato do filho, sem valor artístico.
Quando foram leiloar sua coleção, o testamento previa que o primeiro quadro a ser vendido era o retrato do filho, mas ninguém o queria. Aquele que levou o filho ficou com todas as outras peças.
Todas as riquezas de Deus estão contidas em seu filho Jesus. Aquele que aceita o filho leva também todas as riquezas de Deus. É um pacote fechado.
Quando recebemos a Cristo ganhamos muito mais do que a salvação da nossa alma. As outras coisas que recebemos nem sempre são claras para nós, mas nós as recebemos de fato.
É como a história do mergulhador que, após ouvir a mensagem do evangelho através de um amigo, foi, numa noite, treinar na piscina. Apenas a luz do luar iluminava o local. Já no alto do trampolim, preparando-se para o salto, ele viu na parede a imagem de uma cruz projetada pela sombra de seus braços abertos.
Comovido, ajoelhou-se no próprio trampolim e rendeu-se a Cristo. Neste mesmo momento as luzes do local foram acesas pelo vigia e ele pôde perceber que a piscina estava vazia. Não apenas sua alma havia sido salva, mas também sua vida.
Muitos vêm ao Senhor em busca de cura ou bênçãos. Mas a resposta dele nos dias de hoje é a mesma de Cristo aos judeus no monte das bem-aventuranças: Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça.
Deus está sempre de braços abertos para receber todos os que o procuram. Como a mãe de um jovem hippie, que o encontrou muito tempo depois dele haver abandonado o lar. O filho estava entorpecido pelas drogas, sujo, muito magro, em um casa abandonada. A mãe o ajudou a levantar e pediu que ele voltasse para casa dizendo: “Você foi feito para algo melhor do que isso.”
Nós também fomos feitos para algo melhor do que o mundo pode oferecer e podemos experimentar toda essa riqueza para a qual Ele nos fez se buscarmos o seu reino em primeiro lugar.

Nenhum comentário: