domingo, 14 de setembro de 2008

Noé, um homem que Obedeceu a Deus

Texto base: Genesis capitulos 6, 7, 8 e 9.
Versiculo para memorizar: "Assim Noe fez tudo o que Deus mandou fazer." Genesis 6:22.
Quebra Gelo: Brincadeira – Seu Noé, posso ir?

Material: cartões com nomes de bichos, uma para cada criança. Antes da brincadeira distribua os cartões. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho. O Professor é o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para Noé. As crianças então perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?" O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho". Assim, as crianças com cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente. E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho. Combinamos que se o Noé dissesse "5 passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual imitando o seu próprio bicho. A sugestão é que atrás do Noé, as cadeiras estejam organizadas e que elas representem a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para sentarem na arca.

Introdução: Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") conta-se resumidamente a história do dilúvio, dando-se ênfase ao grande trabalho que Noé tinha que fazer para Deus e, mesmo ele diante de um grande desafio, ele foi obediente e cumpriu a ordem de Deus.

Noé era um homem que fazia tudo direito e andava com Deus.

Historia:

Naquele tempo todo mundo fazia coisas ruins aos olhos de Deus. Então Deus disse a Noé: "Faça um barco bem grande, uma arca, porque eu vou mandar uma chuva bem forte, um dilúvio para acabar com este mundo ruim. Traga para a arca um casal de cada animal que existe na terra. Traga comida para vocês e para todos eles".
E Noé fez tudo como Deus mandou. E começou a falar a todos sobre o dilúvio que Deus prometera, mas ninguém acreditou. E os animais começaram chegar.
Vieram elefantes, tigres, macacos, rãs, zebras, águias e muitos outros.
E quando todos os animais estavam dentro da arca, junto com Noé e sua família, o Anjo do Senhor fechou a porta da arca e começou a chover como Deus tinha prometido. E tudo o que vivia na terra foi coberto pelas águas e morreu.

As águas cobriram a terra por 150 dias, mas Deus não esqueceu de Noé. Ele mandou um vento forte e as águas começaram a baixar. Até que a arca descansou no alto de uma montanha: o Monte Ararat.


Depois de 40 dias, Noé abriu a janela e soltou a pomba. Por nao achar onde descansar, a pomba voltou. Ate que um dia Noe soltou a pomba novamente.Ela trouxe no bico um galhinho verde de oliveira. Noe voltou a soltar a pomba, mas ela ja nao voltou pois encontrou um lugar pra ficar. Noé, sua família e todos os animais saíram da arca. Deus disse a Noé: "Nunca mais vou destruir todas as criaturas vivas. Enquanto a terra durar, sempre existirão sementes e plantas. Coloquei o meu arco-íris nas nuvens para servir de sinal do trato que faço com os homens e com a Terra toda, de que nunca mais havera outro diluvio".
Por isso, sempre que virmos um arco-isis, devemos nos lembrar que Deus foi fiel a Noe e sua familia. E que ele fez uma aliança (trato) com cada um de nos.

Sugestao de atividades:


Pequena maquete

Ligue os pontos


Pintura




Nenhum comentário: